Parece até zoeira, mas em 2009 um simples ajuste em um botão de site, de uma loja virtual fez com que uma empresa aumentasse suas vendas em mais de 45%, e com isso, acabou sendo gerado um faturamento adicional de 300 milhões de dólares no primeiro ano.
O problema estava no formulário de cadastro, a empresa sempre bateu na tecla que de que era muito importante o usuário se cadastrar antes de comprar alguma coisa, para que com isso a empresa aumentasse o seu banco de e-mails captados para E-mail Marketing.
Motivos
O formulário era bem simples: Apenas 2 campos, e-mail e senha, 2 botões (login e cadastro) e como muito básico, um link de recuperação de senha. Foram feitos testes de usabilidade e a equipe do site comandada por Jared Spool, acabou descobrindo que o problema realmente não estava no layout da loja ou do formulário, mas sim no bendito botão “Cadastro”, no que o formulário de cadastro representava ao usuário.
Pontos que levaram a modificação do botão de site
- Os nomes clientes da loja viam a obrigatoriedade em criar um cadastro como uma forma de aumentar a base de e-mail marketing da empresa;
- Entre o pessoal que foi solicitado um feedback de utilização da loja, a grande maioria não lembrava o e-mail, muito menos a senha que usou para o cadastro.
- 45% dos consumidores da loja possuíam mais de um cadastro dentro da plataforma.
Por fim, para solucionar esse “detalhe”, o botão de “Cadastro” foi trocado por um de “Continuar”, sendo assim, o cadastro no site passou a ser opcional e recomendando apenas para que futuras compras fosse feitas de forma mais ágil, com menos etapas.
Acessamos inúmeros sites norte-americanos e realmente até hoje muitos deles dispensam o cadastro em suas plataformas. Em 2009 isso não era comum no Brasil, mas nos hoje, é muito importante para alguns segmentos e tipos de lojas virtuais.
Quando você utiliza o serviço de criação de loja virtual da Baita Site, em nossa plataforma é possível escolher se você quer deixar o cliente finalizar a sua compra sem um cadastro, mas não descartamos a opção de obrigatoriedade no cadastro, pois a loja é sua e você está livre para configurar do jeito que melhor atende-lo.
O artigo pode ser bastante antigo, porém achamos muito interessante levantar ele novamente, e o encontramos no UX Colletive BR