Curso de Internet das Coisas

Curso de Internet das CoisasA multinacional e pioneira na criação de micro computadores, IBM lançou um curso online e ainda gratuito, o “Curso de Internet das Coisas“, que é claro, uma das tendência que devem estar crescendo cada vez mais e presente na vida dos usuários.

O treinamento que a empresa disponibiliza é meio que uma “introdução ao desenvolvimento e implementação de soluções para a IoT”  as soluções para loT tam de aplicações que interligam aplicativos de diferentes plataformas ou dispositivos. A sacada é que os alunos, pessoas que se interessam pela tecnologia explorem os dispositivos que são desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas, e que estejam relacionados à nanotecnologia.

O  curso inclui produção de aplicativos integrados, conteúdo sobre Node-RED, (uma plataforma online que é compatível com diversos microcontroladores conhecidos como o Arduino, Raspberry Pi, Beaglebone e Intel Edisonambiente), desenvolvimento de ferramentas visuais de código aberto e utilização de APIs para acessar a plataforma e explorar as diferentes opções de conectividade para vários dispositivos, gateways e aplicativos.

Os alunos do curso terão de criar uma solução IoT básica utilizando blocos pré-construídos de códigos que abstraem e aceleram o processo de desenvolvimento desses aplicativos.

O curso tem videoaulas com duração de duas a quatro horas por semana durante um mês, os professores serão nada menos que os especialistas Brian Innes e Yianna Papadakis Kantos. E como quase nada é fácil, os requisitos necessários são: domínio da língua inglesa – todas as matérias estão no em inglês, com opção de legendas em alemão, conhecimento em Python e JavaScript e um PC com configurações eficazes para concluir as atividades práticas.

O aluno ainda precisa ter um Rasperry Pi (um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa.) já que os exercícios serão feitos utilizando uma versão de teste da IBM IoT Watson que é baseada tecnologia em nuvem e que funciona no Raspberry Pi.

O PC do aluno também precisa ter instalado o S.O. Rasbian Jessie OS via cartão e memória microSD, com no mínimo 4GB de armazenamento.

O interessado por acessar o o curso neste link. Ressaltamos que por mais que seja complicado por exigir domínio da língua inglesa, é algo que pode mudar sua área de atuação e seu interesse em tecnologias, além de ser grátis, o certificado requer o pagamento de uma taxa para ser adquirido.

O Curso de Internet das Coisas é uma oportunidade para você que gostaria de algo novo em seu currículo!

Deixe uma resposta

Fechar Navegação