Botão de site mais valioso do mundo, 300 milhões de dólares

Botão de site mais valioso do mundoParece até zoeira, mas em 2009 um simples ajuste em um botão de site, de uma loja virtual fez com que uma empresa aumentasse suas vendas em mais de 45%, e com isso, acabou sendo gerado um faturamento adicional de 300 milhões de dólares no primeiro ano.

O problema estava no formulário de cadastro, a empresa sempre bateu na tecla que de que era muito importante o usuário se cadastrar antes de comprar alguma coisa, para que com isso a empresa aumentasse o seu banco de e-mails captados para E-mail Marketing.

Motivos

O formulário era bem simples: Apenas 2 campos, e-mail e senha, 2 botões (login e cadastro) e como muito básico, um link de recuperação de senha. Foram feitos testes de usabilidade e a equipe do site comandada por Jared Spool, acabou descobrindo que o problema realmente não estava no layout da loja ou do formulário, mas sim no bendito botão “Cadastro”, no que o formulário de cadastro representava ao usuário.

Pontos que levaram a modificação do botão de site

  • Os nomes clientes da loja viam a obrigatoriedade em criar um cadastro como uma forma de aumentar a base de e-mail marketing da empresa;
  • Entre o pessoal que foi solicitado um feedback de utilização da loja, a grande maioria não lembrava o e-mail, muito menos a senha que usou para o cadastro.
  • 45% dos consumidores da loja possuíam mais de um cadastro dentro da plataforma.

Por fim, para solucionar esse “detalhe”, o botão de “Cadastro” foi trocado por um de “Continuar”, sendo assim, o cadastro no site passou a ser opcional e recomendando apenas para que futuras compras fosse feitas de forma mais ágil, com menos etapas.

Acessamos inúmeros sites norte-americanos e realmente até hoje muitos deles dispensam o cadastro em suas plataformas. Em 2009 isso não era comum no Brasil, mas nos hoje, é muito importante para alguns segmentos e tipos de lojas virtuais.

Quando você utiliza o serviço de criação de loja virtual da Baita Site, em nossa plataforma é possível escolher se você quer deixar o cliente finalizar a sua compra sem um cadastro, mas não descartamos a opção de obrigatoriedade no cadastro, pois a loja é sua e você está livre para configurar do jeito que melhor atende-lo.

O artigo pode ser bastante antigo, porém achamos muito interessante levantar ele novamente, e o encontramos no UX Colletive BR

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