Otimização de Sites (SEO) para iniciantes, o que é importante

Otimização de Sites – Os velhos tempo dão um pouco de saudade…

Saudade do tempo que era mais fácil otimizar e posicionar um bem um site no ranking do Google. Infelizmente e felizmente isso acabou!

Otimização de Sites – Porque era fácil de otimizar um site?

Até uns 5 ou 6 anos atrás as métricas não eram tão complexas e o próprio algoritmo do Google não era tão “inteligente” como nos dias de hoje, nesse caso,  era muito mais “fácil” você colocar um site na primeira página de resultados para o suas palavras-chaves.

Seus próprio concorrentes não eram muito interessados e a quantidade de especializações relacionada a esse tipo de serviço era muito menor.Otimização de Sites

Fazíamos muito menos esforço e trabalho para ter bons resultados nas pesquisas, depois só tínhamos que ir mantendo o bom resultado conquistado. Isso era questão as vezes de dias ou 1 mês.

Hoje, resultados muito menores levam até 6 meses ou mais para serem conquistados, sendo assim, o serviço de Otimização de Sites tornou-se um poderoso carro chefe de inúmeras empresas de marketing digital, não só pelo desafio, mas também pelo alto custo da prestação desse serviço.

Porque é importante ter um site bem otimizado?

Digamos que sua empresa possui um produto específico, ele pode até já vender muito bem pelos métodos tradicionais como a própria venda física e externa. O problema é que uma hora chegará em um ponto que ele vai “empacar” porque outras empresas concorrentes também trabalham com o mesmo tipo de produto e também possuem ótimas vendas físicas.

Sabemos que para vários ramos o mercado é absolutamente desleal, uma empresa querendo derrubar a outra e “tomar” seus clientes, afinal vivemos em um país capitalista, o importante é lucrar.

Quando os métodos físicos estão esgotados ou saturados as empresas partem para os métodos digitais, e quem está no topo é o que ganha a maior “fatia do bolo”.

Existem duas formas de estar no topo, a primeira é pagando, investindo uma quantia X em plataformas de anúncio, como a própria Google possui o Google AdWords ou o Facebook com seu Facebook Ads e Instagram Ads. Essas plataformas funcionam através de leilão, quem pagar mais estará no topo, simples assim, porém envolvendo inúmeras métricas.

Empresas que não querem viver investindo nessas plataformas, investem no serviço de Otimização de Sites no qual é feita uma série de estudos e analises para poder determinar alterações ou investimentos em tecnologias para o próprio site da empresa ganhar posições e crescer naturalmente nos ranking das pesquisas no Google.

É extremamente importante ter um site bem otimizado se você quer que ele apareça pelo menos nas 5 primeiras páginas dos resultados das pesquisas, lembrando que a primeira página de resultados é a que leva 95% ou talvez até mais, dos visitantes nos sites. É bem isso que você entendeu, se você quer que seu site seja visto no Google, invista para que ele apareça na primeira página dos resultados, pois visitas são quase com certeza convertidas em vendas.

O que preciso fazer para ter um site otimizado

Aqui na Baita somos bem chatos em relação a sites, plataforma de sites e conteúdo para sites. Costumamos ir diretamente ao ponto sobre otimização de sites e sobre ter algo de qualidade, ponto que se você quiser ter um bom site, chore menos e invista mais, pois é o que seu concorrente faz. Não que você seja obrigado a colocar em prática conosco todas as dicas que repassamos, pode ser com qualquer outra empresa, mas faça, invista nisso se você quer ver seu site crescer na internet e ver seus concorrentes com uma fatia menor desse bolo.

Esqueça site gratuitos, servidor de hospedagem gratuitos e invista em algo de qualidade. Esqueça plataformas como Wix, Site PX e qualquer outra plataforma que ofereça “site grátis”, pois isso pode ser de longe maravilhosamente lindo e fácil de fazer, mas é só de longe mesmo, pois os resultados são bem de perto uma verdadeira porcaria. “Ah eu tenho um site no Wix e ele me da um bom retorno e não preciso gastar nada…“, bom, se você se contenta com “sobras” continue com ele, mas tenha certeza que seu concorrente mais forte pensa diferente.

Sites bons, site que lhe dão resultados ou são desenvolvidos do zero por profissionais que entendem do assunto (não estamos falando do amigo do sobrinho da irmã do vizinho do tio do primo da sua amiga, que “faz site”) falamos de profissionais mesmo. Ou pelo menos o serviço de criação de sites com WordPress que atualmente é a melhor plataforma para você desenvolver um site. Pergunte isso ao Google, ele mesmo irá confirmar…

O Google AMA o WordPress

O WordPress é uma plataforma extremamente otimizada para ótimos resultados nas pesquisas dentro do Google. Existem site que apenas por serem criados sobre WordPress estão na primeira página de resultados. E não falamos isso porque a Baita Site é especialista em desenvolvimento de sites com WordPress, mas é o que o mercado mostra, é o que o Google mostra. Então essa é outra dica, tenha um site com WordPress e esqueça o resto.

Se você tem um site e não entende nada sobre otimização de sites você deve com certeza contratar uma empresa que trabalhe com Otimização de Sites, pois só assim você terá resultados gratificantes. Mas antes de contratar uma empresa você ainda pode seguir dicas que o próprio Google lhe fornece, e de graça.

Acesse este link “Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes” e estude ele quando você tiver um tempinho livre, se você tem acesso livre ao seu site, tente aplicar essas dicas que o Google fornece.

Depois de aplicar as dicas do Google sobre otimização de sites, contrate uma empresa para fazer o trabalho “grosso”, dessa forma você não terá apenas resultados impressionantes, mas também resultados gratificantes.

Deixe uma resposta

Fechar Navegação