Escolher um bom plano de hospedagem para seu site

Como escolher um bom plano de hospedagem

Para você escolher um bom plano de hospedagem você precisa saber que servidores de hospedagem de sites são cruciais de indispensáveis para você ter um site funcionando online na internet,

Escolher um bom plano de hospedagem

é neles que todos os arquivos do seu site como fotos, textos, documentos, ficam armazenados e disponíveis para seus visitantes visualizarem através de computadores, tablets ou celulares.

Planeje e pesquise

Antes de contratar qualquer tipo de serviço de hospedagem de site, faça seu próprio planejamento e sua própria pesquisa, é através disso que você terá total segurança na hora de contratar o serviço adequado para o seu site.

Fatores importantes

Existem inúmeros fatores importante que você deve analisar antes escolher um bom plano de hospedagem, e os principais são:

  • Histórico da empresa a ser contratada
  • Tipo de plano a ser contratado
  • Recursos disponibilizados no plano
  • Segurança
  • Suporte

Histórico da empresa contratada

Faça algumas pesquisas no Google sobre a empresa contratada, confira como está seu histórico em relação aos seus clientes.

Pesquise no Reclame Aqui e veja se a empresa possui algum tipo de reclamação, se possuir, qual foi o motivo, não precisa julgar a empresa apenas por isso, pois existem usuários leigos que abrem reclamações quando a solução para os erros é bem simples ou o erro foi ele mesmo quem cometeu.

Tente você mesmo trocar uma ideia com o atendimento da empresa, com o suporte para ver como eles tratam seus clientes, eles mesmo poderão lhe ajudar como escolher um bom plano de hospedagem para o seu tipo de site.

Lembre-se, empresas muito grandes costumam ter um histórico ruim pela grande quantidade de clientes a prestar suporte a atendimento.

Tipo de plano a ser contratado

Cada caso é um caso. Existem sites que não precisam de muitos recursos para funcionarem na internet, como também existem muitos outros que precisam de bons recursos para ter um bom desempenho.

Sites institucionais geralmente não precisam de muitos recursos pois não rodam aplicações de grande consumo  “por trás” para funcionar, mas também existem grandes plataformas que consumem muitos recursos e precisam de um servidor com desempenho e recurso maior, como é o caso das plataformas e-commerce, algumas são extremamente leves outras por possuírem mais aplicações, necessitam de um servidor de hospedagem mais potente.

Costumo dizer para escolher um bom plano de hospedagem você também precisa saber que existem planos diferentes para cada tipo de site. Por exemplo, para sites institucionais o ideal são máquinas “1/1”, que no caso são máquinas com 1 processador e 1 gigabyte de memória ram.

Máquinas desse tipo se bem configuradas aguentam grandes cargas para sites de grandes quantidade de acesso como também para sites institucionais comuns.

O armazenamento em disco para seu site também é algo importante na hora de você escolher um bom plano de hospedagem, pois sites com atualizações constantes onde são publicadas imagens e o armazenamento de e-mails é feito no mesmo plano de hospedagem, ocupam bastante espaço. Então, opte por planos com 10 ou mais gigabytes de armazenamento.

Lembre-se: Hospedagem 1/1 com 10 ou mais GB de armazenamento pode suprir perfeitamente sua demanda para sites institucionais com poucos e-mails e poucas atualizações.

Segurança

Fatores que tornam um site seguro não estão apenas na criação do site, mas também no servidor que o site está hospedado. Questione com a empresa sobre a segurança do plano de hospedagem que está escolhendo, quais ferramentas eles utilizam para manter o servidor seguro e o que eles indicam para tornar o seu site mai seguro dentro da hospedagem.

Limite de tráfego

Outro fator muito importante é o limite de tráfego que a hospedagem disponibiliza para seu site, veja sempre e sempre questione com o atendimento da empresa que contratar sobre essa questão, sites com trafego muito alto podem acabar “fora do ar” por ultrapassem o limite de acessos dos visitantes.

Procure planos que deem uma boa quantidade de tráfego, e quando digo boa é basicamente no mínimo 1 TERABYTE de tráfego livre para seu site.

Painel de controle da hospedagem

Existem hospedagens de sites com ou sem painel de controle, a contratação de cada uma vai do seu nível de conhecimento. As mais comuns são as com painel de controle onde você tem controle dos arquivos do seu site, dos seus e-mail, banco de dados, entre outras opções.

Geralmente hospedagens de sites compartilhadas são as mais “baratas”, possuem em 98% dos casos o painel Cpanel que é o mais conhecido e optado pelas empresas, mas nada impede você de contratar uma empresa que utilize outro tipo de painel de controle, como os próprios da empresa. Isso não é um fator crucial mas é algo a ser analisado ao contratar um plano de hospedagem de sites.

Disponibilidade online

Esse é outro fator de extrema importância, pois ele determinada qual a obrigação da empresa de hospedagem em deixar o seu site online funcionando. Conhecido como “UPTIME”, essa disponibilidade é informada por cada empresa de hospedagem na descrição do plano.

Boas empresas garantem um uptime de ao mínimo 98% online, empresas melhores oferecem 99% e empresas realmente que “se garantem” oferecem 100% de uptime, geralmente em planos que utilizam tecnologia cloud onde maquinas são replicadas evitando queda do serviço.

Tecnologias suportadas

No serviço de criação de sites os profissionais utilizam tecnologias de programação que o servidor de hospedagem necessita suportar. Se você é cliente Baita Site, tenha certeza que seu site será feito com WordPress, o melhor CMS da atualidade.

O WordPress é desenvolvido com a tecnologia e linguagem de programação PHP, então automaticamente sua hospedagem terá de ter suporte ao PHP em uma versão atualizada. É muito raro uma empresa não oferecer suporte ao PHP, mas existem sim planos específicos para outras linguagens de programação. Recomendamos sempre planos que tenham suporte as seguintes tecnologias:

  • Linguagem de programação PHP 5.6 ou superior
  • Banco de Dados MySQL ou Maria DB atualizados
  • Linguagem de programação Javascript
  • Decodificador IonCube Loader

Tempo de resposta do servidor

A resposta do servidor é praticamente o tempo que leva para chegar até a hospedagem do seu site a sua solicitação de acessa-lo, de onde você estiver, e o mesmo retornar com seu site para você. Isso quer dizer que quanto mais perto de você seu site estiver hospedado mais rápido é a resposta do servidor. Se seu site estiver com o código bem otimizado, o acesso é muito mais rápido.

Inúmeros fatores são envolvidos nesse assunto, pois há sites hospedados em outros países que acessam mais rápido do que sites hospedados a 5km de distância do computador que o acessa.

A questão que queremos chegar é que se você mora no Brasil, não se deixe levar por hospedagem que possuem servidores no Brasil, pesquise MUITO sobre o suporte e a qualidade dos serviços da empresa que está contratando, pois 95% dos casos, empresas de fora, estrangeiras são melhores que empresas nacionais nesse ramo de hospedagem de sites, principalmente no suporte, uptime e qualidade dos serviços.

Solicite uma indicação da Baita Site para um bom plano de hospedagem através de nosso formulário de contato.

Suporte

O suporte as vezes é mais importante do que o próprio plano de hospedagem, pois é com ele que você tratará quaisquer assuntos relacionados ao seu plano de hospedagem. Opte por empresas que fornecem suporte não necessariamente 24 horas por dia, mas sim empresas que resolvam o seu problema e que sanem as suas duvidas, que ajudem você a resolver problemas ou ter soluções para melhorar o desempenho do seu site.

FIM!

Já considerou ter um chat para atender seus clientes em tempo real pelo seu site? De uma conferida no artigo “Nossa experiência com 1 ano de Jivo Chat

Deixe uma resposta

Fechar Navegação