Site responsivo ou mobile? Qual é a diferença entre os dois tipos?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Antes de saber qual a diferença entre site mobile e site responsivo é importante entender como eles podem ajudá-lo a cativar seu publico alvo. Do mesmo modo, como esse tipo de site pode tornar a experiência dele em sua página mais agradável.

Já parou pra pensar na quantidade de pessoas que acessam a internet de seus smartphones e tablets hoje em dia? De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 70% dos brasileiros usaram a internet em 2018.

Dessas cercar de 126,9 milhões de pessoas, 97% usava o celular como principal meio para a conexão. Se contarmos somente as pessoas que acessaram exclusivamente do celular (ignorando as que também o fizeram pelo desktop), a porcentagem é de 56%.

o que é site mobile?

Esses números vêm aumento nos últimos anos, logo, é interessante ficar atento. Oferecer um site mobile friendly, ou seja, que identifica o dispositivo do qual está sendo acessado e se adapta a ele, é definitivamente indispensável para quem deseja manter o trafego alto em seu site.

Além de serem visto com bons olhos pelos internautas, os sites mobile friendly são um importante fator de ranqueamento. Sites com uma versão que se adapta aos celulares são melhor ranqueados pelo Google.
Se o site do seu negócio ou empresa não é mobile friendly, já está na hora de rever isso.

Existem duas opções para se adaptar a esse novo hábito dos internautas. São os sites mobile e os sites responsivos. Mas, primeiramente você precisa entender as diferenças bem como a funcionalidade de cada um deles para saber qual a melhor opção para sua página. É isso que vamos falar aqui:

Site Mobile

O site mobile é basicamente como o nome diz; Um site criado para os dispositivos móveis. São sites que se adaptam aos vários tipos de telas e resoluções dos celulares e tablets. Suas linhas de código, estrutura e imagens são pensadas somente para esses dispositivos. Dessa forma, seu site mobile será diferente do site criado para o desktop.

Ao acessar seu site de um celular ou tablet, o usuário é redirecionado para a versão mobile da sua página na web. Normalmente são subdomínios, como o Facebook, por exemplo, que quando acessado de um navegador mobile redireciona o usuário para o endereço “m.facebook.com”. Essa foi a primeira solução criada pelas grandes empresas ao perceberem a importância de uma navegação adaptada.

Apesar de estar perdendo espaço para os sites responsivos, sites mobile ainda possuem vantagens e continuam sendo a principal escolha de muitas empresas.
Antes de mais nada, vale lembrar que os sites mobile são desenvolvidos com foco nos dispositivos móveis. Logo, esse tipo de site permite uma melhor experiência de usuário. Assim também, a taxa de conversão desses usuários tem melhores resultados.

Igualmente importante é o custo de criação. Criar um site totalmente pensado para as telas de celulares pode ser mais viável que readaptar seu site atual para um site responsivo. Ao mesmo tempo, os mobile tendem a ser mais rápidos, afinal, trabalham com menor quantidade de informações e códigos.

Site Responsivo

Diferentes dos sites mobile, os sites responsivos não são criados independentemente do site para desktop. Os responsivos são os sites desktop que se adaptam automaticamente ao formato das telas de celular e tablets. Da mesma forma, o site se adapta a diferentes formatos de monitores. Ou seja, independentemente do tipo de dispositivo de onde será acessado (desktops, notebooks, smartphones, tablets), o site será exibido da melhor maneira para aquele dispositivo.

Em suma, o site responsivo e o site para desktops são desenvolvidos com uma única estrutura.

De antemão já podemos dizer que a maior vantagem do site responsivo é a falta de necessidade de se manter duas bases de código diferentes. As imagens, vídeos e etc. também podem ser usadas nas duas versões da página, já que se adaptarão automaticamente. Em um só local ficarão armazenadas todas as informações para serem acessadas de qualquer dispositivo. Da mesma forma, qualquer modificação feita no site desktop será transmitida a todos os usuários.

Não depender de um subdomínio também é uma vantagem a ser levada em conta. Dessa forma, o ranking das páginas em mecanismos de busca como Google e Bing também será afetado positivamente. Ainda entre as vantagens está o menor custo de manutenção, afinal, elas acabarão sendo feitas simultaneamente em apenas um código.

Quando usar um Site Responsivo ou Site Mobile?

Mesmo sabendo qual a diferença entre site mobile e site responsivo, talvez ainda exista a dúvida de qual a melhor opção. Mas primeiramente precisamos saber com qual projeto iremos trabalhar.

usar um site mobile

Se seu site já está pronto, talvez o mobile seja a melhor opção. Devido a maior liberdade para desenvolver, já que será praticamente um site novo e independente, você conseguirá montar um código limpo, com arquivos e scripts necessários somente para o mobile.

Por outro lado, quando o projeto da sua página está ainda no papel, o desenvolvimento de um site responsivo é um bom negócio. Primeiramente, será mais fácil se fazer um estudo de como cada elemento se adaptará as diferentes versões do site. Assim como analisar como cada um deles se comportará em diferentes tamanhos de tela.

Da mesma forma que um site para desktop estará em desenvolvimento, o site responsivo pode e será trabalhado simultaneamente. O mesmo código será usado, as mesmas imagens etc… Para sites que utilizam sistemas como o WordPress, por exemplo, as vantagens só aumentam. Afinal, você precisará trabalhar apenas nesse sistema. A criação do site será feita uma vez só, deixando o CSS adapte todos os elementos de forma automática.

Esperamos que essa publicação tenha ajudado a encontrar a resposta para qual a diferença entre site mobile e site responsivo. Do mesmo modo esperamos ter ajudado a entender qual a melhor solução para sua empresa.

Independentemente de qual seja a melhor opção para você, não esqueça de acompanhar as tendências. Definitivamente, ter um site mobile friendly é inevitável nos dias de hoje e agora que você já sabe o PORQUÊ, estude com seu web-designer COMO fazer.

Gostou deste artigo?

Poderia por gentileza, clicar na estrela para avaliar?

Média 5 / 5. Contador: 1

Você achou esse artigo legal?

Poderia por gentileza, se achar bacana, poderia seguir em nossas redes?

Gostaria de receber mais novidades?

Nossas publicações serão sempre voltadas ao mundo do marketing digital, design e criação de sites. Você não será importunado com assuntos que não são do seu interesse!

Compartilhe com seus familiáres e amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Converse no WhatsApp!