Se você tiver uma boa equipe cuidando do seu site, duvidamos MUITO em você ter problemas comuns no WordPress. Essa seria nossa resposta.
O WordPress é uma das plataformas mais populares da internet e, por isso, acaba se tornando uma das primeiras opções na hora de criar um site. É muito comum que os novos, e até os antigos, usuários comecem a se questionar acerca da questão da manutenção. Mas também é uma das plataformas com o fórum de suporte mais ativo da internet.
Será que sites em WordPress dão muita manutenção e problemas?
Se essa também é a sua dúvida, não entre em desespero. Por ter um baixo custo de investimento e uma experiência baseada na intuitividade, a plataforma é uma ferramenta completa e respeitada.
Vamos descrever abaixo estão os principais tipos de manutenção que devem ser realizados no site e como resolvê-los de modo ágil.
Tela branca, e agora? Não é bem culpa do WordPress…
Também conhecida como “tela branca da morte”, essa falha da plataforma que afeta diretamente seu site, é algo bastante popular entre os usuários, além de ser bastante temida, porém não trata-se de um erro no WordPress, mas sim de poucos recursos de sua hospedagem, liberados para o WordPress.
Já imaginou fazer um ajuste super importante na sua página, dar tela branca, que é um problema comum que ocorre no WordPress, e você simplesmente não saber o que fazer? Respira fundo e confia na solução.
Para que você consiga se livrar desse verdadeiro problema, tente ativar o Debug. Ele é uma forma simples de acabar encontrando o problema e acabar com ele de uma vez por todas. As mensagens de erro escondidas serão reunidas.
Para ativá-lo, basta acessar o FTP do domínio e abrir o arquivo “wp-config-php”. Em seguida, clique em “WP-DEBUG”, false. Substitua o “false” por “true”.
Outra solução, ainda mais simples do que essa, é utilizar o tema-padrão oferecido pelo WordPress. Se você quer verificar se esse é o motivo da sua tela branca, em alguns cliques poderá resolver.
Erro Interno do Servidor, um problema comum que ocorre com o WordPress
Muita gente já deve ter dado de cara com o famoso erro “500 internal server error”, que é um problema gerado pelo WordPress ou mais possivelmente alguma ferramenta instalada no WordPress. O WordPress não é feito para gerar problemas, no entanto, eles ocorrem principalmente enquanto estava dando aquela navegada na internet. Se você trabalha com o WordPress, o susto deve ter sido ainda maior.
As razões para esse problema podem ser muitas. Sendo assim, é necessário que você encontre a solução mais próxima da sua falha. Para encontrá-las, você também poderá utilizar o método Debug, identificando com facilidade onde exatamente está a falha.
Outra maneira simples de acabar com essa mensagem assustadora do sistema é o “.htaccess”. Por meio dele, será possível reescrever as URLs do site que está usando, fazendo com que se torne mais atrativa para o visitante.
Caso esse arquivo tenha sido corrompido de algum modo, a mensagem de erro interno aparecerá e causará uma verdadeira confusão na sua mente.
Para saber se essa é a verdadeira causa da sua dor de cabeça, vá até o gerenciador de arquivos e renomeie o código antigo para “.htaccess/backup”. Após isso, basta fazer um teste para entender se o seu site voltou ao normal.
Caso tenha funcionado, vá até a página de configurações dos links permanentes e não esqueça de salvar todas as mudanças que foram realizadas ao longo do processo.
Perdi a senha de administrador, não é bem um problema comuns no WordPress?
Ainda que seja algo muito importante para que esqueçamos, é bem comum lidar com o esquecimento de uma senha. Por isso, não se sinta culpado, pois poderia acontecer com qualquer pessoa!
Em alguns casos, você poderá recuperar a sua senha de forma simples como, por exemplo, a opção “esqueci minha senha”. Assim, você receberá um código de recuperação diretamente no e-mail e poderá redefinir o passe. Lembre-se de anotar em algum lugar!
Se você tiver realizado esse procedimento, mas, mesmo assim, não recebeu nenhuma senha, está na hora de colocar a mão na massa e tentar um outro método.
Passos para recuperar o seu acesso:
- selecione “wp_users” na lista de tabelas;
- busque seu nome de usuário e clique em “editar”;
- ative a função MD5 na coluna “user_pass”;
- dentro da barra de digitação, acrescente uma nova senha;
- por fim, confirme as edições.
Problemas comuns no WordPress – Erro 404. Por que tão irritante?
Se você navega na internet há anos, mas nunca viu o “erro 404”, então não sabe o que é passar raiva de verdade. Imagine estar ocupado e, simplesmente, ter que se deparar com essa informação na tela?
Isto ocorre quando uma página da web não é encontrada por alguém que acessa ou por robôs dos buscadores. Em muitos casos, o próprio usuário consegue acessar todas as áreas do site, exceto uma em específico. Isso acaba por atrapalhar, e muito, a experiência.
Para que você não perca mais tempo com um erro tão simples, basta visitar a página de configuração dos links permanentes e clicar no botão “salvar mudanças”. Isso forçará o WordPress a fornecer um novo artigo “.htaccess”, solucionando o seu problema.
Problemas comuns no WordPress – E se o modo manutenção não puder ser desligado?
É muito comum que isso aconteça, então não precisa se assustar. O WordPress geralmente oferece esse problema quando uma atualização é interrompida antes de ser concluída.
Dessa maneira, a plataforma não será capaz de configurar o site de volta para o seu modo antigo, deixando-o eternamente em manutenção.
Para que o erro seja resolvido, basta deletar o arquivo nomeado de “.maintenance” no painel de controle e atualizar a página. Interessado na criação de sites?
Leia também quanto custa abrir um site WordPress.
A Baita Site entende e MUITO da plataforma WordPress e seus possíveis problemas, mas trabalhamos de uma forma que os mesmos passam longe quando um meteoro passa de nosso planeta.
Somos especialistas em WordPress, e estamos aqui para lhe ajudar da melhor forma possível.