Qual a melhor plataforma de E-commerce?

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Imediatamente quando se fala em vender pela internet, muitas duvidas vem a cabeça. Definitivamente, a maior delas é descobrir qual a melhor plataforma de e-commerce. Então vamos a uma lista das melhores e mais recomendadas, assim como entender como cada uma delas funciona. Ainda mais; quais as vantagens e desvantagens oferecidas por cada empresa.

Recursos que uma plataforma deve oferecer

Através de uma loja virtual você pode vender de tudo. Sejam produtos físicos, assinaturas, bem como produtos virtuais como e-books, jogos, enfim, de tudo mesmo.

Primeiramente, qualquer boa plataforma de e-commerce deve oferecer a opção de gerenciamento desses itens. Da mesma forma que oferecer soluções para o processo de pagamentos e relatório de vendas. Isso é o básico.

Mas dentre tantos serviços e funcionalidades, existem outros aos quais você deve ficar atento na hora de decidir qual a melhor plataforma e-commerce para o seu negócio.

Categorias de produtos

Antes de mais nada, poder separar seus produtos por categoria, ainda mais quando você vende mais de um tipo de item, é importantíssimo na hora de organizar sua loja. Ao mesmo tempo seu cliente encontrará com maior facilidade o que procura.

Personalização de produtos

Igualmente importante é a possibilidade de personalizar as páginas de cada produto. Exibir informações detalhadas de cada item em uma página visualmente atraente irá, com certeza, melhorar a experiencia do cliente dentro de sua loja virtual.

Promoções e descontos

Definitivamente todo cliente adora uma promoção. Logo, é interessante ter uma plataforma que ofereça a funcionalidade de programar um período de tempo em que determinado produto custará menos. Assim, quanto mais fácil ativar essa função, melhor para os seus negócios.

Processamentos de pagamentos

Uma plataforma com suporte a vários tipos de processamentos de pagamentos também vai ajudá-lo a vender mais. Afinal, quem já não deixou de fazer uma compra por, por exemplo, a loja não aceitar a forma de pagamento que você poderia usar naquele momento? Quanto mais opções, mais vendas.

Informações de analises

Acima de tudo, uma plataforma que te ajude a entender seus clientes é indispensável. Ou seja, ao oferecer informações sobre os hábitos do seu público a plataforma certamente vai ajuda-lo a conhecê-lo melhor e otimizar a sua loja para melhorar sempre sua experiencia.

Aproveite para ler Quanto custa para abrir uma loja virtual?

Quais as melhores plataformas de E-commerce?

Abaixo vamos mostrar-lhe as melhores opções disponíveis de plataforma e-commerce. Cada uma tem suas peculiaridades e recursos. Do mesmo modo, cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Em primeiro lugar, fique atento as funcionalidades que elas oferecem para descobrir qual a melhor plataforma de E-commerce para o seu caso.

WooCommerce

Primeiramente, o WooCommerce não é uma plataforma de e-commerce independente. Ele é um plugin que roda, nada mais, nada menos que no maior e mais popular CMS (Content Management System, ou em bom português, Sistema Gerenciador de Conteúdo) do mundo, o WordPress.

O trabalho do WooCommerce em adicionar um sistema de e-commerce ao WordPress é simplesmente fantástico. Usando o painel de controle intuitivo e eficiente do WordPress, o Woo é definitivamente uma das melhores opções para iniciantes.  

Com ele é possível começar sua loja virtual imediatamente. Ainda mais com a facilidade de uso. O modo como ele lida facilmente com recursos básicos como a publicação de itens para venda e processamento de pagamentos vai ajuda-lo muito.

Qual a melhor plataforma de E-commerce

Da mesma forma que plataformas mais caras e complexas, o Woo oferece extensões dedicadas que podem melhorar sua funcionalidade, mas com preço acessível. Ainda mais sabendo que existem centenas delas disponíveis. Uma das mais uteis é a que integra praticamente qualquer sistema de pagamento disponível nas outras plataformas.

Seja pelas enormes opções de personalização ou pelo gigantesco suporte da comunidade WordPress, o WooCommerce é definitivamente uma das mais recomendadas formas de colocar sua loja on-line atualmente.

Contras

É difícil falar de pontos negativos no caso do WooCommerce. Talvez algo que possa deixa-lo incomodado seja a necessidade do uso de várias extensões na hora de adicionar uma funcionalidade mais avançada. Da mesma forma que que trabalhar com essas extensões.

Magento

Provavelmente uma das mais populares entre as plataformas, o Magento é mais voltado a empresas de grande porte. Mas, muito vantajoso quando o assunto é flexibilidade, ele pode e vai lhe permitir criar tanto grandes como pequenos negócios on-line. Por outro lado, é necessário conhecimento em programação pra instalar e usá-lo da maneira correta.

magento

Mesmo não sendo a melhor em termos de usabilidade, a plataforma Magento certamente ganha destaque pela riqueza de funcionalidades. Além de altamente segura, ela é totalmente personalizável com temas e plugins. Ainda mais, essa plataforma foi construída com táticas de SEO em mente e pode levar seu negócio longe.

Dentre outras características vantajosas podemos citar o suporte a varias moedas, assim como taxas de impostos. Integração com os mais diversos tipos de processamentos de pagamento e muito mais.

Contras

O Magento é sim muito difícil de usar para leigos no assunto. Provavelmente você vai levar um bom tempo até que fique “amigo” dessa plataforma, se é que conseguirá. Da mesma forma, para inexperientes em programação, será necessário a contratação de um profissional que provavelmente lhe cobrará um bom dinheiro pra mantê-la funcionando da maneira que deve ser. Resumindo, o Magento, definitivamente, não é a melhor opção para os iniciantes.

OpenCart

O OpenCart é uma plataforma intermediária em termos de “poder”. Seu ponto forte é o painel de controle. Com um visual moderno e intuitivo, ele oferece todas as informações que você precisará para obter o máximo de desempenho em sua loja online.

Da mesma forma, a personalização da plataforma é mais um ponto forte. Seu sistema de módulos torna isso tudo bem fácil, ainda que não seja tão intuitivo quanto o de páginas mais modernas. Ainda assim, você se familiarizará com as opções e funções rapidamente, mesmo sem nunca ter criado uma loja virtual antes.

Comparado ao Magento, o OpenCart é muito fácil de usar. Ele também possui funções SEO integradas, o que ajuda muito na hora de ser visto em sites de busca. Temas e extensões também podem ser usados nessa plataforma, deixando a loja virtual com a sua cara.

Contras

Ao mesmo tempo que a facilidade em trabalhar com essa plataforma pode atrair sua atenção, por outro lado, o fato de ela não oferecer tantas funções integradas quanto outras deve ser levado em conta. Do mesmo modo que você espera que seu negócio cresça, uma plataforma deve acompanhar o crescimento e não segurá-lo no lugar por falta de funções.

Enquanto isso, muitos dos temas do OpenCart parecem um tanto quanto desatualizados. Outro ponto negativo.

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma empresa brasileira. Atuando desde 2007 no mercado, ela já recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de melhor plataforma e-commerce duas vezes (2017/2019).

Entre os destaques dessa plataforma estão, por exemplo, as mais de quarenta opções de layouts de personalização, bem como a associação com o Google Analytics e a simplicidade no gerenciamento de itens, organização de produtos e categorias.

Da mesma forma, a integração com sistemas de envios como Correios, Loggi, Envio Fácil, Jadlog e Mercado Envios são pontos fortes da Nuvemshop. Assim também com os de pagamento como Wirecard, Paypal, PagSeguro, Mercado Pago entre outros.

A associação com Facebook Store e Instagram Shopping (ferramentas de marketing) também é destaque, mas nada que não aconteça em outras plataformas.
A Nuvemshop oferece também o gerenciamento da loja através de aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS). À primeira vista parece uma função maravilhosa, mas se trata de uma exclusividade da Nuvemshop e muitos usuários reclamam da falta de recursos no app.

Contras

Apesar de grande, a Nuvemshop peca em muitos quesitos. Oferece um aplicativo, mas não as funções que seriam interessantes de serem usadas remotamente.

O suporte também não tem agradado muitos de seus clientes que, por muitas vezes ficam com a loja fora do ar. Consequentemente, isso significa menos vendas e abala sua reputação com os clientes.

Shopify

O Shopify é conhecido pela acessibilidade. A disponibilidade de modelos prontos para o seu e-commerce também é citada como vista com bons olhos por seus clientes. À primeira vista é uma vantagem mas, por outro lado, exclusividade é sempre bem-vinda.

shopify

De qualquer forma, a possibilidade de montar sua loja e configurá-la rapidamente, agilizando o lançamento, está entre as maiores vantagens do Shopify. Mesmo que isso signifique ter uma loja com o visual parecido com o de varias outras criadas na plataforma.

É claro que o Shopify tem seus pontos fortes, mas não existe nenhuma função dessa plataforma que alguma outra não ofereça juntamente com outras ainda mais relevantes.
O Shopify funciona por assinatura e conta com um período de testes gratuitos para novos usuários.

Contras

O Shopify oferece estratégias de SEO mas utiliza alguns subdiretórios que por outro lado, acabam prejudicando o desempenho da sua página.

Caso você queria, e vai querer, a hospedagem de um e-mail com um domínio próprio e personalizado, será necessário o uso de uma ferramenta externa. O uso de um e-mail que não seja exclusivo acaba afetando a credibilidade da marca.

O Shopify talvez não seja a melhor opção para o seu negócio caso você esteja pensando em vendas internacionais. A ferramenta não oferece a possibilidade de montar uma loja multilíngue. Como dito antes, vale mais escolher uma plataforma que suporte o crescimento que você quer para a seu negócio para evitar o transtorno de migração de plataformas no futuro.

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