Quanto custa para abrir uma loja virtual?

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Saber quanto custa para abrir uma loja virtual é, provavelmente, uma das primeiras preocupações de quem quer elevar seu negócio a um outro nível. Mas se você está aqui, deve ter entendido que vender pela internet é um ótimo negócio e o investimento para se adequar vale a pena.

Nos últimos anos, as vendas online vêm crescendo de forma significativa. Mesmo tendo diminuído durante a “crise” de 2016, o crescimento não parou. Em 2018, o e-commerce brasileiro teve faturamento de R$ 53,2 bilhões, de acordo com o Webshoppers. Naquele ano, 53 milhões de clientes fizeram pelo menos uma compra on-line.

Os preços mais competitivos, facilidade de comparação assim como a comodidade na hora das compras são as maiores vantagens para quem compra pela internet.

Como abrir uma Loja Virtual?

Primeiramente, determinar um valor para abrir uma loja virtual sem antes entender as necessidades de cada negócio é quase impossível. Definir metas a saber exatamente qual será a sua abordagem ajuda bastante na hora de montar seu negócio assim como calcular os valores.

À primeira vista, você pode pensar que investir em uma loja virtual é muito caro, mas o investimento é bem menor que em uma loja física. Outra vantagem é a abrangência do seu negócio que, pode alcançar clientes onde lojas físicas não chegariam.

Antes de saber quanto custa para abrir uma loja virtual, é importante entender como abrir uma loja virtual. Criar um projeto de E-commerce vai ajudar a entender onde seu dinheiro será investido, assim como, como e o por que a necessidade de determinados recursos seu site deve oferecer.

Plataformas de E-Commerce

Primeiramente, escolha a plataforma de comércio eletrônico que será usada. Ela é a responsável pela visualização da loja na virtual, assim como pelo gerenciamento. Por ela você irá criar, gerenciar, incluir produtos, bem como gerenciar estoque, entre outras funções.

Dentre as tantas opções temos a Magento, Opencart, Tray, Vtex entre outras. Você encontrará opções de plataformas pagas e com mais recursos, mas que por outro lado são bastante complexas, o que pode ser um ponto negativo na hora de utilizá-la.

A WooCommerce é uma das mais versáteis e utilizadas no mundo. Otimizada para o Google, ela possui mais de 100 recursos e ainda é de fácil gestão.

Plataformas como Magento podem custar até R$ 6.000, afinal, é preciso conhecimento de programação para instalar corretamente sistemas sofisticados como esse. Você provavelmente vai precisar contratar um profissional ou empresa especializada para fazer a instalação e configuração do sistema, por isso o custo elevado.

Outra opção é o uso de plataformas alugadas. Os preços são bastante competitivos devido a grande quantidade de fornecedores desse serviço. Os preços podem variar de R$ 30,00 até mais de R$ 8.000 em modelos mais sofisticados.

Existe ainda mais uma opção; o uso de uma plataforma exclusiva. Nesse caso fica muito difícil dar uma média de preço, já que isso vai depender de inúmeros fatores. De antemão vai o aviso; Plataformas exclusivas tem um custo muito alto, sendo assim, não é muito aconselhável para quem está começando agora.

Dica: Não escolha sua plataforma de e-commerce com base no preço. O que deve ser analisado são os quesitos técnicos que ela oferece e suas funcionalidades.

“A propaganda é a alma do negócio”

Logo depois de escolhida a plataforma de e-commerce e montada sua loja, é hora da divulgação. É importante levar em consideração os custos com SEO (otimização para motores de busca), redes sociais, entre outros na hora de calcular quanto custa para abrir uma loja virtual. Afinal, você quer e precisa ser visto para vender bem online, assim como em lojas físicas.

Otimização (SEO)

Aparecer na primeira página da pesquisa do Google é muito valioso hoje em dia. As táticas de SEO buscam exatamente isso, ser uma das, ou a, primeira resposta quando seu publico pesquisa por serviços prestados pela sua empresa. A contratação de um profissional SEO pode ajudá-lo muito nessa hora.

Para saber mais sobre a otimização de sites, leia Otimização De Sites (SEO) Para Iniciantes.

Marketing Digital

Do mesmo modo que usar táticas de SEO é importante para que sua loja seja vista, assim também, estratégias de marketing digital podem melhorar o relacionamento dos clientes com a sua empresa. Ainda mais que isso, um bom profissional de marketing pode ajudá-lo a atrair novos clientes, principalmente nessa fase inicial do negócio on-line.

Leve em consideração os custos com a contratação de profissionais de marketing digital para alavancar a sua loja virtual. Principalmente no inicio das operações, quando uso do marketing digital é bastante intensivo.

“Um site sem divulgação é como um Outdoor dentro do porão da sua casa. Ninguém sabe que ele existe!”
Jerry Yang, fundador do Yahoo

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender quanto custa para abrir uma loja virtual. Da mesma forma que você julga importante saber o valor de um e-commerce, assim também, é igualmente importante entender a relevância de cada serviço contratado.

Aproveite para ler também Quanto Custa Manter Um Site No Ar?

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